• Laboratório de Cores na Amazônia

    24/09/2018 | Por: In Totum
    LOGO_COR

    Uma vivência com corantes naturais e tingimentos junto com os moradores da comunidade ribeira do Rio Negro – Amazonas.
    Uma inspiração para renovar o olhar sobre o nosso próprio fazer.

     

    Comunidade Tumbira – AMAZONAS

     

    Com o intuito de juntar e trocar conhecimentos o Laboratório de Cores irá mesclar saberes locais, do povo da floresta, com conhecimentos vindos de outros lugares. O convite está em viver por uma semana em uma comunidade ribeira do Rio do Negro-AM, pesquisando e experenciando, junto com os moradores do local, os corantes naturais e seus possíveis tingimentos.

     

    Trocar saberes e fazeres em conexão com aprendizados simples, naturais, ancestrais. Fazer junto, aprender junto, em um espírito coletivo e de comunidade. Dividir com as pessoas o que sabemos e aprender com cada uma, o que sabem. Construir juntos o conhecimento que se dá naquele momento.

    14

    Fazer, criar, desenvolver novas formas e desenhos para colorir e tingir os tecidos: dobras, amarrações, costuras, shibori, tie dye,
    batik, carimbos, impressão botânica, e o que mais a nossa criatividade permitir.

     

    Em termos práticos, vamos viver por uma semana em uma comunidade ribeira do Rio Negro, conversar com os moradores locais, caminhar por trilhas na floresta, colher plantas, fazer testes,  saborear a culinária local, tomar banho de rio, experimentar e descobrir possibilidades de corantes para tingimentos, pinturas e também conversar muito sobre o que sabemos, aprendemos e ensinamos com as histórias de vida das pessoas.

    04

    COMO SERÃO OS DIAS POR LÁ

     

    .: Chegaremos em Tumbira para o almoço.

    À tarde, em uma roda de conversa, vamos nos conhecer, onde estamos, as pessoas e suas histórias, o que sabemos sobre corantes naturais, tingimentos e fibras e nos organizarmos para os dias seguintes…

     

    .: Dia a dia
    Os dias se darão com conversas,  pesquisas, colheita de materiais, preparo das matérias-primas para os tingimentos, espaços de criatividade..

    Vamos percorrer trilhas, igarapés e trabalhar nas amarrações e caldeirões no preparo das tinturas e tingir.

     

    .: Criação de projeto autoral.
    Um espaço para pensar e criar um projeto com o seu fazer. Um passeio de barco nos levará rio acima para inspirar a criação e execução das peças autorais. Exposição e celebração do processo.

     

    .: Dia de Voltar
    Após café da manhã retorno para Manaus. Horário previsto de chegada 12h30.

    Vivência na Amazônia