• Laboratório de Cores na Amazônia -Blog

    09/09/2019 | Por: In Totum
    LOGO_COR

    Uma vivência com corantes naturais e tingimentos junto com os moradores da comunidade ribeira do Rio Negro – Amazonas.
    Uma inspiração para renovar o olhar sobre o nosso próprio fazer.

    Comunidade Tumbira – AMAZONAS

    Com  o intuito de juntar e trocar conhecimentos o Laboratório de Cores irá mesclar saberes locais, do povo da floresta, com conhecimentos vindos de outros lugares. O convite está em viver por uma semana em uma comunidade ribeira do Rio do Negro-AM, pesquisando e experienciando, junto com os moradores do local, os corantes naturais e seus possíveis tingimentos.

     

    Trocar saberes e fazeres em conexão com aprendizados simples, naturais, ancestrais. Fazer junto, aprender junto, em um espírito coletivo e de comunidade. Dividir com as pessoas o que sabemos e aprender com cada uma, o que sabem. Construir juntos o conhecimento que se dá naquele momento.

    Conheça o Laboratório de Cores da Floresta e como são os nossos dias na comunidade

    Fazer, criar, desenvolver novas formas e desenhos para colorir e tingir os tecidos: dobras, amarrações, costuras, shibori, tie dye,
    batik, carimbos, impressão botânica, e o que mais a nossa criatividade permitir.

     

    Vivemos por uma semana em uma comunidade ribeira do Rio Negro, conversamos com os moradores locais, caminhamos por trilhas na floresta, colhemos plantas,  saboreamos a culinária local, tomamos banho de rio, experimentamos e descobrimos possibilidades de corantes para tingimentos, pinturas e também conversamos muito sobre o que sabemos, aprendemos e ensinamos com as histórias de vida das pessoas.

     

    EM BREVE, MAIS NOTÍCIAS SOBRE A PRÓXIMA EDIÇÃO

    04

    COMO SÃO OS DIAS POR LÁ

     

    .: Chegaremos em Tumbira para o almoço.

    À tarde, em uma roda de conversa, vamos nos conhecer, onde estamos, as pessoas e suas histórias, o que sabemos sobre corantes naturais, tingimentos e fibras e nos organizarmos para os dias seguintes…

     

    .: Dia a dia
    Os dias se darão com conversas,  pesquisas, colheita de materiais, preparo das matérias-primas para os tingimentos, espaços de criatividade..

    Vamos percorrer trilhas, igarapés e trabalhar nas amarrações e caldeirões no preparo das tinturas e tingir.

     

    .: Criação de projeto autoral.
    Um espaço para pensar e criar um projeto com o seu fazer. Um passeio de barco nos levará rio acima para inspirar a criação e execução das peças autorais. Exposição e celebração do processo.

     

    .: Dia de Voltar
    Após café da manhã retorno para Manaus. Horário previsto de chegada 12h30.

    Vivência na Amazônia