“… não sabia mexer em nada. Aprendi bastante com a ajuda do curso e agora quero uma máquina para eu fazer mais.”

“… vim com o pensamento de costurar e agora no final eu quero fazer pra mim, do meu jeito, meu estilo. Eu fiz e gostei.”

“… realizei o sonho de fazer para mim. Quem sabe agora faço para fora.”

“… não sabia costurar e neste curso pude investir sem gastar nada. Se a gente olhar a gente é capaz de aprender e tirar. Já tenho uma encomenda de uma blusa da sobra. “cabe de nós querer.”

BURDA BRASIL

Academia Burda – Capacitação, um projeto para inserir mulheres de baixa renda no universo da moda e costura

No início de 2014, recebemos o desafio de construir uma série de módulos de aprendizagem com objetivo de capacitar mulheres de baixa renda a partir de técnicas de costura e, assim, facilitar a entrada dessas alunas no mercado de trabalho, além de trabalhar a autoestima.

Utilizando o método de moldes Burda, leitura de croquis, riscar, cortar e costurar, o objetivo da iniciativa era criar um estímulo para que essas mulheres pudessem atuar como prestadoras de serviços no ramo da confecção ou até mesmo tornarem-se pequenas empreendedoras.

Nossa crença era de que, o envolvimento com o universo da moda, estimula na aprendiz o crescimento pessoal e, com isso, a autoestima, o censo crítico, a capacidade de discernimento, análise crítica e tomada de decisão. Para nós, tratava-se não apenas de um curso profissionalizante, mas uma oportunidade de crescimento humano, voltado para a formação, inovação e adaptação.

O projeto Academia Burda – Capacitação, foi desenhado de maneira que oferecesse tanto disciplinas teóricas quanto práticas, todas voltadas para atividades de organização, desenvolvimento e confecção de peças básicas de vestuário como camisetas, saias, batas, bermudas, vestidos, camisas.

Além de usar o método de moldes Burda, o curso básico foi essencial para trabalhar a criatividade das alunas, conceitos de sustentabilidade, customização, além noções gerais em gerenciamento de negócio.

Muito além de um curso de corte e costura

Empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades técnicas, valorização tanto do campo profissional quanto do pessoal e um empurrãozinho na carreira. Foram essas as sensações que as 20 alunas do curso piloto da Academia Burda – Capacitação de corte e costura na Fundação Dom Bosco tiveram depois de quase três meses juntas. A capacitação contou com a metodologia desenvolvida e praticada pela In Totum, o ‘aprender fazendo’, na qual as aulas vão além da sala de aula.

A turma, que iniciou as aulas no fim de janeiro de 2015, teve um começo tímido. Na época, nenhuma das participantes conhecia a Burda, a maioria não sabia costurar e ninguém nunca tinha visto um molde de roupa antes. No entanto, a força de vontade prevaleceu e o sonho de aprender um novo ofício foi mais forte. Elas queriam estar aptas a confeccionar roupas para si, para seus filhos e, quem sabe, para outras pessoas e com isso ganhar uma renda extra.

Ao longo dos encontros uma série de atividades foram desenvolvidas, que compreenderam, entre diversos temas, a apresentação de histórias pessoais, trabalhos corporais, valorização pessoal, além de incitar o questionamento sobre o que é beleza para cada uma. Também tivemos uma oficina de figurinos, aula de criatividade, empreendedorismo, criacão de produtos, manuseio de equipamentos, introdução aos moldes e acabamento. E, aos poucos, um ambiente livre, de novas possibilidades, de concretização de sonhos, foi sendo criado.

“Empreender não é só abrir um negócio, é realizar sonhos e vivê-los
(aluna do curso piloto da Fundação Dom Bosco)

Consultoria << voltar ao menu