“Quando vimos nossos desenhos em ponto de cruz foi a maior alegria para todas nós, poder nos reconhecer através de um desenho e depois passado para o tecido foi a maior emoção já sentida durante todo esse tempo da associação.”
ARTESOL – Comunidade de Bordadeiras de Buriti dos Lopes – PI
Oficina de criatividade na transcrição de desenhos
Em Buriti dos Lopes/PI cerca de 30 mulheres se reúnem na Associação das Bordadeiras Lili Escórcio de Buriti dos Lopes e dedicam-se aos bordados em ponto cruz para artigos de cama, mesa, banho e vestuário.
Em parceria com a Artesol, organização que prioriza o saber-fazer artesanal enquanto fruto de passagem de saber entre gerações, foi realizado oficina de criatividade com as artesãs na transcrição dos desenhos livres para gráficos (receitas) de bordado de ponto cruz, buscando usar como referência motivos locais, resgatando assim a memória e criatividade com objetivo de ampliar e inovar repertório para os desenhos dos bordados.
Dar autonomia de criação ao grupo mediante a valorização de aspectos de seu cotidiano, a recuperação da memória e a revitalização do imaginário local. Buritis, galinhas d’angola, arrozais e outros bichos surgiram em desenhos livre e na sequência e as bordadeiras aprenderam a transpor seus desenhos de referência e construir a receita para o bordado de ponto cruz.
Com uma nova linha de produtos, e todo seu primor na técnica do ponto cruz, as artesãs de Buriti mostram ao mundo seus bordados compostos por desenhos e motivos próprios.
Para completar o projeto criamos um livro de referência com várias receitas de bordados de ponto cruz usando os desenhos livres das artesãs realizados na oficina.