“O desejo é aquilo que produz vida”
“Um canal direto com a gestualidade. “
“O que eu vejo no fio e o movimento do meu próprio corpo?
O corpo, o fazer e o sentir que brota deste fazer.”
“um pensamento em devir onde a experiência traz a ideia”
RODA DE FIAR IDEIAS
A FIAÇÃO ARTESANAL COMO DECLANCHADORA DE IDEIAS
Este foi um convite para fiar lã, conversas, ideias. Um olhar para o
fazer que inspira a descoberta para além da intenção, onde no fluxo do movimento, enquanto “fazendo”, deixam vir ideias novas. Um encontro inventivo “comigo”, com o pensar no que faço e como faço no meu dia a dia.
Neste encontro de fiação artesanal investigamos as artes manuais como uma zona de indiscernibilidade entre as ideias, sua comunicação e materialização, onde as sensibilidades em devir possam se dar. Uma experiência com base na tese de doutorado de Nina Veiga, nossa convidada, que durante o encontro, nos introduziu à prática de fiação.
Um pouco sobre Nina Veiga…
Ana Lygia Vieira Schil da [Nina] Veiga é doutora em educação, escritora e educadora Waldorf, com oficinas e workshops ministrados em diversos países e no Brasil. Há mais de vinte anos, em seu atelier pedagógico-terapêutico, cria vivências, peças e instalações em arte do fio, inspirados no conhecimento antroposófico, levando em conta a imagem ampliada do ser humano e seus desafios contemporâneos. Valoriza o trabalho das mãos em contato com materiais e concepções que possibilitem a composição de uma ética, de uma estética e uma política que promova a vida de qualidade.