• II ESTÚDIO ABERTO IN TOTUM | SEMANA DO FAZER

    07/08/2016 | Por: In Totum

    Animados com a 1º Edição do Estúdio Aberto que aconteceu no ano passado, em 2016 voltamos a propor a Semana do Fazer, um espaço onde paramos nossos trabalhos para estudar. Pesquisar, testar novos materiais, criar novos processos de fazer e ter a possibilidade de pensar junto com outras pessoas, pois as portas estavam abertas para quem quisesse estudar com a gente.

     

    Neste ano abrimos a semana falando de cor e convidamos nosso querido amigo, artista plástico e especialista em cor, Sergio Gregorio, para propor uma experiência com a aquarela. Aguadas, nuances e transparência assim nossos pinceis foram brincando no papel. com o provável e o improvável da aquarela. Uma experiência em tanto.

    1

    Na oficina de carimbo exploramos o linóleo e com muito cuidado novos padrões e desenhos foram surgindo. Os carimbos que criamos com o linóleo usamos na oficina de estamparia e texturas em papel e  viraram lindos padrões na papelaria para no futuro virar capas para os cadernos da Veio de Lá uma iniciativa incubada pelo In Totum.

    IMG_4631

    Hora de estudar os tecidos, superfície que tanto gostamos e que propomos várias atividades ao longo do ano aqui no estúdio. Foi um laboratório de retecido, várias superfícies foram criadas, costuradas, bordadas. A oficina estava cheia e a criatividade coletiva foi além de um simples pedaço de pano. No final, a nossa netinha, Isa, ganhou várias mini saias.

     

    Na oficina de tingimento vários testes com a impressão botânica e os pigmentos naturais. Colhemos folhas e flores pelas ruas, amarramos nos tecidos e mergulhamos nos caldeirões para o banho tintório. Valeu a experiência, mas precisamos pesquisar mais..

    Uma das novidades deste ano foi sair do nosso espaço o “Estúdio na Rua”. Saimos para pesquisar os FABLAB e ficamos encantados com tantas possibilidades que ele nos apresentou. Impressoras 3D, corte a laser, laboratório de marcenaria… um espaço que permite você prototipar ideias e ter seu objeto fisicamente realizado. Vale conhecer e usar.

    2

    Preparamos uma oficina de gravação de telas e impressão em silkscreen para ser realizada no Instituto ACAIA. Foi a vez de trabalhar junto com os instrutores/artistas do Instituto. Cada um preparou seu desenho e então fizemos as telas, por fim imprimimos nos tecidos e em papel. Um dia de muito trabalho e divertimento.

    À noite foi a vez da Roda de Conversa e o tema girou em torno da educação “Educadores livres e suas práticas. O que nos faz educadores e nosso papel na educação”. Quando me vejo um educador?! Para mim fica forte, o lugar de fazer junto onde todos aprendem com a relação e as histórias de vida das pessoas.

     

    Mais uma vez fechamos a semana inspirados com esta ideia de ensinar e aprender juntos. Inspirados pelo processo manual de fazer e pensar. De poder ser autor e colocar no mundo algo com significado. De criar espaço para nos olharmos e olhar para o outro com este jeito “in totum” de ser.

     

    Até o ano que vem. Nos vemos na última semana de julho!!