-
05/08/2015 | Por: In Totum
Uma semana do fazer… esta foi a proposta inicial, realizar atividades para rever e criar novos processos de trabalho. Pesquisar e testar novos materiais e entendimentos do criar. Uma maneira de olharmos para o nosso fazer e o jeito como fazemos e ter a possibilidade de pensar junto com outras pessoas.
A semana contou com uma séria de atividades e oficinas desenhadas neste espírito de testar fazendo, algo que a equipe do estúdio estava buscando e ensaiando fazer internamente. A semana foi pensada no modelo de criar tempo, espaço e dedicação a esses testes e atividades. Durante o planejamento, surgiu a ideia de abrir o estúdio para convidar pessoas que tivessem interesse e vontade de participar e testar novos formatos e técnicas de dar forma a uma ideia… era só chegar. Assim nasceu o Estúdio Aberto In Totum – Semana do Fazer.
E assim aconteceu… A cada atividade ou oficina, tínhamos uma, duas ou mais pessoas participando junto com a gente, e com isso conseguimos vivenciar coisas novas a cada encontro. Na oficina de cor, testamos novas tintas e papeis. Conversamos sobre cor luz e cor pigmento e brincamos com um entendimento de que “cor é uma textura dinâmica que se modifica de acordo com o ambiente em que estamos”.
Nas oficinas de carimbo e a de stencil partimos de um desenho, exploramos novos jeitos de imprimir e de deixar nossa marca no mundo. Criamos carimbos com EVA, construídos figuras no positivo e negativo, e uma nova descoberta do entalhe na placa de linóleo e madeira. Fazer a impressão dos carimbos pediu um pensamento de composição e a brincadeira foi a de criar com a dinâmica da repetição. Com o stencil, os moldes vazados, surgiram novos padrões e texturas. Estes carimbos e stencils foram utilizados em diversas superfícies e uma coleção de papeis surgiu, gerando blocos e cadernetas com novos formatos e encadernadas com costura de três pontos.
Uma oficina mais do que nova foi a de batik, brincamos com os tjanting, pinceis e tingimentos e foi divertido ver o efeito final dos tecidos tingidos.
Já nas rodas de conversas… do fazer crochê alinhavamos futuros, como gostamos de dizer, muitos quadrados foram ”crochetados” e animadas com a ideia, nós decidimos continuar com a roda quinzenalmente e “crochetar” mais para juntas finalizarmos mantinhas para crianças do mundo.
Na roda da comunicação com consciência “…chegar ao único de cada um”, conversamos sobre a busca do fluxo natural de cada ser conectado com a verdade e essência que movimenta a vida e o que empresas e pessoas estão fazendo e produzindo no mundo legitimando o que “eu sou” e o que falamos ao mundo “…comunicar, cria realidades”
Fechamos a “Semana do Fazer” inspirados pelas pessoas que aqui estiveram e criaram junto com a gente. Inspirados pelo processo manual de fazer e de pensar o nosso fazer a partir deste processo, neste espaço de protagonismo, no qual se pode ser autor, de fazer junto e irradiar este todo com o jeito “in totum” de ser.
Queremos mais e vamos fazer mais… até a próxima!!