-
23/12/2016 | Por: In Totum
Assim caminhamos em 2016 e agora paramos para celebrar.
Dizem por ai que este ano foi um ano difícil. Não sei exatamente se foi difícil mas acho que foi diferente e sim, queremos celebrá-lo!
Começamos o ano com um Encontro Aberto de Estamparia, convidamos Sergio Gregorio para falar sobre o processo criativo de fazer estampas e ele nos encantou com seu trabalho deixando muita inspiração seguir criando…
No mês seguinte foi a vez de fazer uma Vivência em Aquarela – do manual ao digital. Em parceria, Sergio e Marco mostraram como de uma aquarela fazemos estampas corridas no processo digital.
A Burda Brasil nos convida para participar do CIES – Comparative International Education Society, um Congresso Internacional de Educação no Canadá. Preparamos um artigo para apresentar e falar sobre o processo de “aprender fazendo” baseado em seu Projeto Social que escrevemos em 2015. Hora de colocar em prática o que estava no papel, em fevereiro começa o Curso Piloto de Capacitação Burda na Fundação Dom Bosco – Itaquera. Lá 20 mulheres receberam formação em costura permitindo sua integração no mercado de trabalho, para de alguma forma garantir seu sustento e com isso elevar sua autoestima. Um jeito de aprender fazendo apoiado pela tecnologia/metodologia Burda.
E falando em congresso, foi uma honra participar do Fashion Colloquia e contar mais uma vez sobre o que foi o Alinhavando o Futuro, o projeto que realizamos com as mulheres da RDS – Rio Negro, na Comunidade do Tumbira – AM. Adoramos falar sobre o Alinhavando, com ele aprendemos muito e cada vez que falamos destas mulheres elas nos mostram o cuidado que temos que ter na relação com as pessoas, sua origem, sua histórias, o que faz sentido para nós, para elas e para o mundo.
Nos cursos de estamparia, nos orgulhamos das pessoas que aqui passaram. 6ª edição do curso de estamparia digital avançado e mais 2 edições do Processo Criativo – do Manual ao Digital. 12 meninas que nos inspiram a seguir compartilhando conhecimento e que nos faz aprender muito com o que o mundo tem a nos ensinar.
No meio do ano, participamos da Virada Educação, um convite para atribuir sentido para a nossa cidade, trilhando a região da Praça Roosevelt e coletando materiais, sensações, percepções sobre o que vejo e como me relaciona na cidade em que vivo e convivo. Na roda de conversa sobre educadores livres compartilhamos experiências e olhares sobre a educação viva e ativa o que nos levou para, no final do ano, participar da Roda de Diálogos junto com a CO•MO•VER e com certeza este papo não termina por aqui, em 2017 tem mais.
No II Estúdio Aberto | Semana do Fazer paramos para estudar novos processos do fazer e descobrir novas habilidades e para quem quisesse estudar com a gente, mais uma vez, as portas estavam abertas. Fomos à rua para pesquisar o que existe para além de nossas paredes. Pesquisamos sobre os FabLabs e também no atelier do Instituto ACAIA realizamos processos novos de estamparia e impressão.
Na Comunicação com Consciência, processos lindos se fecharam com a Noetá e Pratricia Busatto, em breve os sites estarão no ar com o que elas têm de mais genuíno para oferecer ao mundo. Dois novos processos aconteceram, com a Anthera Brasil que está lançando sua marca de moda praia e fitness e com a Fabi Pereira que vem trilhado seu caminho de mãos dadas com a natureza e que no novo ano também irá contar isso para o mundo. Nos sentimos muito honrados de acompanhar estes processos lindos e de fazer parte deste jeito verdadeiro de comunicar o que fazem com toda sua essência.
Tati Antunes nos trouxe o mundo das cores com seu workshop Fenômeno das Cores. Observar luz e sombra nos levou para um lugar de reflexão que só quem esteve aqui poderá contar. Obrigada Tati, foi lindo demais!!!
Este ano, a roda do fazer foi uma Roda de Bordados, 6 pessoas se encontraram para contar suas histórias em pequenos pedaços de pano. Histórias que dizem da vida, cuidamos do que nos é precioso e caro, trouxemos um pouco de nós para o mundo que vivemos e que nos faz sentido.
Algumas iniciativas não conseguimos realizar, talvez pelo ano “diferente” que foi. Oficina de Mães e Filhos, Estamparia com Especialistas, Oficina de bonecas com a Dolls Imaginarium e Poesia Ilustrada com a Toka Studio, não deu… o convite continua em pé e queremos muito fazer juntos.
Não poderia deixar de contar da Veio de Lá, iniciativa que habita neste espaço In Totum de ser. Nos bazares da Praça, Mercado Madalenas, Jardim Secreto, Bazar Romeu continuou inspirando e muito com seus cadernos feito à mão. Nas feiras SUB e Miolos se mostrou com tudo que pode fazer para além dos cadernos inspirados e realizou também muito projetos especiais para instituições e organizações.
Aahhhhh e as mulheres e comunidades… processos lindos desenvolvidos com o Instituto Ipê e para fechar o ano, em parceria com a Noetá um encontro com mulheres das comunidades de vários lugares do Brasil para olhar o que foi viver o prêmio recebido do Movimento Natura.
Fechamos o ano com o nosso Bazar e “Festa da Firma”, um encontro delícia entre pessoas queridas. Uma festa para contar com pequenos produtos o que fazemos e nossas histórias e também para o que está por vir para o novo ano.
Sim… o que está por vir?! …uma Revolução que o feito a mão está nos levando e de um encontro com Samuel e Janaína. Logo, logo contamos mais
Então, um ano diferente, confuso em alguns momentos, estranho em outros e com encontros e momentos simplesmente lindos de serem vividos. Encontros verdadeiros, genuínos que nos mostram a essência de viver e que nos faz caminhar inspirados para seguir com este jeito In Totum de fazer. Valeu 2016, aprendemos muito em seus dias! Que venha 2017…