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19/04/2016 | Por: In Totum
Na semana de 11 a 15 de abrll aconteceu o FASHION COLLOQUIA SÃO PAULO 2016 com o tema “Educação de moda para o futuro: desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica, ambiental, cultural e geográfica.”, sediado pela Universidade de São Paulo (USP-EACH).
O objetivo do Fashion Colloquia é atrair uma rica variedade de contribuições de uma ampla seleção de profissionais – acadêmicos, mídia e indústria – e utilizar estas contribuições para alimentar o repositório internacional de moda sediado pela London College of Fashion, University of the Arts London.
Convidados a participar desta edição apresentamos o Abstract, o qual gerou um artigo sobre “Identidade, autonomia e geração de renda através da confecção de moda para comunidades ribeirinhas do Amazonas. Estudo de Caso: Projeto Alinhavando o Futuro”.
ABSTRACT
Durante duas semanas, moradores das comunidades ribeiras da Reserva de desenvolvimento Sustentável do Rio Negro – Amazonas, através do Projeto Alinhavando o Futuro, receberam formação na area de confecção de moda, com intuito de prepara-los em futuros fazedores e criadores de suas próprias peças, o Projeto Alinhavando o Futuro desenvolveu aspectos técnicos baseados em conhecimentos da área da tecnologia e dos métodos utilizados na produção de produtos de moda associados à formação cultural, artística, abrangente e humanista, proporcionando o envolvimento máximo possível entre o conhecimento prático dentro de uma visão empreendedora. E usando a expressão cultural local como valor diferenciador e força promotora de modificações.
O envolvimento com o universo da moda em especial através da confecção permite desenvolver nos participantes seu crescimento pessoal e autoestima, censo crítico, capacidade de discernir, analisar e decidir.
A criatividade estimula a cultura e o desenvolvimento social e é ingrediente chave para a criação de empregos, inovação e negócios, contribuindo para a inclusão social, a diversidade cultural e a sustentabilidade (UNCTAD, 2010). Trata-se de um crescimento humano, buscando diferentes espaços e percursos educacionais que permitam servir de maneira relevante os vários interesses envolvidos: o institucional, o pessoal (dos alunos e professores), os produtivos (do mercado de trabalho e profissional) e os sociais (voltados à sociedade em geral e a própria comunidade local) possíveis de provocar transformações no futuro.
Em 2012 a ONU propôs o Ano Internacional das Cooperativas onde o Projeto Alinhavando o Futuro trabalhou as diretrizes propostas. Registrar e estudar o processo em que se estabeleceu o Projeto permitirá replicar, ampliar e adaptar às outras comunidades que estejam no mesmo ou diferentes graus de desenvolvimento, focando no futuro uma rede inteligente de economia criativa.
Para ler o artigo na íntegra